Justiça determina retirada de bloqueio ao YouTube na Turquia

Nesta quarta-feira (9/4), um tribunal penal de Ancara, na Turquia, ordenou a retirada do bloqueio ao serviço de vídeos on-line YouTube. O entrave ao site estava em vigor no país desde o final de março, conforme informou o jornal Milliyet .

Atualizado em 09/04/2014 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo EFE, o órgão de telecomunicações turco deverá eliminar todos os impedimentos para se ter acesso ao canal de vídeo. Entretanto, a ordem não foi tornada efetiva pelas autoridades do país até o presente momento, o que mantém o site inacessível sem o uso de navegação anônima, alternativa recorrente dos internautas da região.
A medida se opõe a decisão do dia 27 de Março que autorizava o bloqueio ao YouTube, a qual se sucedeu após a divulgação de uma gravação entre funcionários de alto escalão do poder público que supostamente debatiam as opções de provocar uma guerra com a Síria.

Em contrapartida, o governo turco explicou que o fechamento do serviço se deve a uma necessidade de "garantir a segurança dos cidadãos, dos funcionários de alto escalão e da República da Turquia contra as escutas ilegais realizadas através de espionagem".