Justiça determina apreensão de dez mil jornais por erro de informação
Justiça determina apreensão de dez mil jornais por erro de informação
A Justiça do Paraná determinou busca e apreenssão de dez mil jornais com acusações a Luiz Carlos Hauly (PSDB), candidato à prefeitura de Londrina (PR), pela coligação "Londrina Forte e Digna". A publicação foi elaborada pelo corpo de campanha do candidato Barbosa Neto (PDT).
O mandado expedido pela juiza Elias Duarte Rexende, na tarde da última terça-feira (3), atende ao pedido da coligação que apóia o candidato tucano. De acordo com o site Apucarana Notícias, o jornal apontava Hauly como integrante da ala conservadora durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988. No entanto, à época ele não era deputado. Seria eleito três anos depois.
Doris Andrade da Cruz, presidente da Sinterc (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições) e uma das responsáveis pela elaboração e distribuição dos jornais, disse à reportagem do Portal IMPRENSA que, de fato, "houve uma falha de informação no jornal da campanha" e que todo o material foi entregue à Justiça. "Concordei que ocorreu uma falha e recolhi todos os jornais e entreguei ao oficial de justiça", disse. Doris esclareceu, ainda, que o jornal nada tinha a ver com o sindicato e que nenhum exemplar foi encontrado em sua sede. Ela informou que não existe previsão de reimpressão dos informativos.
O deputado Hauly disse à equipe do Portal que buscará na Justiça Eleitoral o indiciamento dos responsáveis pela publicação da informação equivocada, segundo ele, veiculada na intenção de prejudicá-lo durante o pleito eleitoral."Foi um ataque frontal, direto", disse.
Novo pleito
A cidade de Londrina (PR) aguarda a realização de novas eleições à Prefeitura local. O candidato vencedor, Antonio Belinati (PP), teve o registro da candidatura cassado pelo TSE em 28 de outubro do ano passado, por ter tido suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná, em 2000, quando era o prefeiro de Londrina.
Em razão disso, a juíza eleitoral do município, Denise Hammerschmidt, enviou ao TRE-PR uma solicitação de agendamento de nova eleição em segundo turno entre os candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), respectivamente 2º e 3º colocados no primeiro turno, com 23,61% e 22,92% dos votos válidos, marcada para 29 de março.
Até o momento, a Prefeitura da cidade está, interinamente, sendo comandada por José Roque Neto (PTB), presidente da Câmara Municipal de Londrina.
Leia mais






