Justiça de SP absolve Danilo Gentili de acusação de racismo contra internauta

Humorista ofereceu bananas ao redator Thiago Ribeiro no Twitter.

Atualizado em 30/04/2014 às 10:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A 10ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo absolveu o apresentador Danilo Gentili por oferecer bananas ao redator Thiago Ribeiro no Twitter em 2012. A sentença foi assinada na última quinta-feira (24/4).

Crédito:Divulgação Apresentador foi inocentado de acusação de racismo
"Quantas bananas você quer para deixar essa história para lá?", escreveu Gentili a Ribeiro. O redator sentiu-se ofendido, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e processou o humorista por racismo.
De acordo com o site Notícias da TV, o juiz não considerou que a mensagem do comediante teve a intenção de ofender o internauta. Para ele, "a abordagem [de Gentili] com seus seguidores, ainda que agressiva, tinha a intenção de fazer rir".
Segundo o juiz, Ribeiro já havia se autointitulado "King Kong" na rede social, mas ressaltou que se deve ter cuidado com as piadas que podem ser interpretadas como ofensa. "O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico".
À época da acusação, o humorista alegou que estava sendo provocado por ele na rede social desde o dia 29 de setembro, com mensagens nas quais ele se autointitulava como "macaco, preto e neguinho".