Justiça condena Diário da Região por revelar salário de servidor público
Justiça condena Diário da Região por revelar salário de servidor público
Justiça condena Diário da Região por revelar salário de servidor público
O jornal Diário da Região e os jornalistas Alexandre Gama e Rodrigo Lima foram condenados a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais ao divulgarem no veículo nome e salário do assessor jurídico da Câmara de Rio Preto (SP), José Alberto Juliano.
Na decisão, a juíza substituta da 1ª Vara Cível de Rio Preto (SP), Gabrielle Gasparelli Cavalcante, afirmou que o salário de um funcionário público é questão de foro íntimo, informa o jornal O Liberal.
"Ao divulgarem o nome do autor e a sua respectiva remuneração, os requeridos acabaram por violar as garantias constitucionais da intimidade e da vida privada, causando danos morais que devem ser devidamente indenizados", declara a juíza. Gabrielle observou não haver erro de informações na reportagem, mas explicou que o processo visa "a reparação de danos por vulneração aos princípios da intimidade e da vida privada".
Em julho deste ano, o Diário também foi condenado a pagar indenização de R$ 1 mil por divulgar nomes e salários de 23 servidores em publicação de 1º de dezembro de 2009. O jornal deve recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o diretor executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, a condenação é inédita, sendo "difícil entender que a Justiça queira punir um jornal por fazer um trabalho desse, que é informar corretamente o contribuinte sobre uma situação que diz respeito ao uso dos seus impostos".
Leia mais
-






