Justiça autoriza realização de eleição da ABI

O juiz Rossidelio Lopes da Fonte, da 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro, liberou a realização da eleição geral da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Atualizado em 06/05/2019 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito: Reprodução

O atual presidente Domingos Meirelles tenta reeleição pela "ABI para todos". , o Pagê, concorre pela "ABI: Luta pela Democracia". é o candidato pela "Barbosa Lima Sobrinho".


Na eleição desse ano será possível da escolha da nova diretoria. Além do presidente e vice, será escolhida a nova diretoria executiva e os novos conselho consultivo e conselho fiscal. Haverá ainda a renovação de um terço do conselho deliberativo. Os eleitos estarão à frente da ABI no triênio 2019/2022.

O pleito, inicialmente marcado para o dia 26 de abril, havia sido pelo mesmo magistrado atendendo medida cautelar, referente à eleição de 2016, solicitada pelos jornalistas e escritores André Moreau Louzeiro e Mário Augusto Jakobskind. A ação alegava o não cumprimento do regulamento da instituição o que teria impossibilitado a participação de uma candidatura na época.


Em sua nova decisão, o juiz Lopes da Fonte informa que "alguns esclarecimentos foram prestados e formaram o convencimento do juízo de que não se justifica mais a suspensão da eleição" (...) "Diante disso, reconsidero a decisão anterior para determinar o prosseguimento eleitoral".


O magistrado ressalta que só poderão participar do pleito "as chapas regularmente inscritas e aptos a votar apenas os que estariam na data aprazada para a primeira eleição".