Justiça argentina anula suspensão de negócio entre empresas do Grupo Clarín

Justiça argentina anula suspensão de negócio entre empresas do Grupo Clarín

Atualizado em 21/12/2009 às 08:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Câmara Cível e Comercial Federal argentina anulou a suspensão da fusão entre as empresas de TV a cabo Cablevisión e Multicanal. A decisão derruba parecer da Secretaria de Defesa da Competição, que na última quarta-feira (16), e com aval do governo da presidente Cristina Kirchner, vetou a união entre as duas instituições.

A Multicanal pertence ao Grupo Clarín desde 2007, que atua em constante embate com o governo argentino. Proprietário de 50% do mercado de TV por assinatura, a empresa é acusada pelo casal Kirchner -Cristina e o ex-presidente Nestor Kirchner -de tentar monopolizar o setor de comunicação no país.

Segundo informou o jornal O Estado de S.Paulo , o fim da suspensão marca a segunda perda do governo na briga com o Grupo Clarín em uma semana. Na quarta-feira (16), o juiz federal Edmundo Carbone derrubou dois artigos da polêmica Lei de Mídia, por considerá-los "inconstitucionais". Outros quatro pontos da matéria -que limita a atuação dos principais grupos de comunicação da Argentina - também são questionados.

Em sua defesa, autoridades do governo Kirchner dizem que os juízes argentinos têm atuado sob forte pressão de grupos de "grande poder econômico".

Leia Mais

-

-