Justiça apresenta acusações contra envolvidos na morte de Anna Politkovskaya

Justiça apresenta acusações contra envolvidos na morte de Anna Politkovskaya

Atualizado em 18/10/2007 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A justiça russa apresentou, na última quarta-feira (17), acusações contra nove envolvidos no assassinato da jornalista Anna Politkovskaya, morta na porta de sua casa, em Moscou, com vários tiros, no dia 7 de outubro.

Entre os acusados estão o checheno Dzhabrail Makhmudov, considerado o principal suspeito de ser o autor material do assassinato, dois de seus irmãos e o ex-coronel do Serviço Federal de Segurança (FSB) Pavel Riaguzov.

Makhmudov, detido no dia 16 de agosto, defende sua inocência e assegura que "nem sequer lembra onde se encontrava no dia 7 de outubro". O rapaz, de 25 anos, teve sua prisão temporária prolongada até janeiro de 2008.

O coronel Riaguzov é acusado de implicação no assassinato e de abuso de poder por revelar aos assassinos informações pessoais sobre Politkovskaya. Aparentemente, Riaguzov fez várias ligações telefônicas antes e após ter acesso à base de dados do FSB (antigo KGB) para obter informações pessoais da jornalista e entregá-los a outro dos suspeitos, Shamil Burayev.

O assassinato ocorreu quando a jornalista preparava um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia, que foi publicado por seus companheiros cinco dias após sua morte.

Nascida em Nova York, em 1958, em uma família de diplomatas soviéticos de origem ucraniana, a jornalista tinha as cidadanias russa e americana. Com informações da agência EFE.