Justiça alemã livra dono de rede sem fio de condenação por violar direitos autorais
Justiça alemã livra dono de rede sem fio de condenação por violar direitos autorais
Segundo informações da revista jurídica Out-law , da Inglaterra, a Suprema Corte de Frankfurt, na Alemanha, decidiu que um músico que tem uma casa onde há rede sem fio para conexão à internet não pode ser punido pelas infrações de outras pessoas que invadem a rede. Em primeira instância, ele foi condenado por violação de direitos autorais cometido por alguém que usou a sua conexão.
Segundo o tribunal alemão, o músico foi processado porque o seu endereço IP (sigla em inglês de Protocolo de Internet) estava envolvido em uma troca ilegal de arquivos protegidos com direito autoral.
O músico foi acusado na Justiça pela empresa dona dos direitos autorais de ter permitido a conexão do infrator. Os juízes concordaram, no entanto, que uma rede sem fio está suscetível a invasões e quem deve provar o compartilhamento do arquivo é o dono dos direitos.
O advogado Struan Robertson, especialista em tecnologia afirma que "o erro não é você deixar a sua rede aberta, mas a troca de arquivo". Para ele, a Justiça de outros países da União Européia deve se posicionar da mesma maneira que o tribunal alemão.
Em redes sem fio, não há como limitar o raio do sinal, o que permite o acesso de quem está na vizinhança, portanto não se pode dizer que o usuário é ele. Muitas pessoas não sabem que podem restringir o acesso de suas conexões.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, assinou uma lei, em 2006, que obriga os fabricantes de equipamentos de wi-fi (rede sem fio de alta velocidade) a alertarem os consumidores sobre a possibilidade de a rede ser invadida se não estiver no modo de segurança.
Com informações do site Consultor Jurídico
Leia mais






