Justiça absolve Google por viralização de vídeo "Bar Mitzvá de Nissim Ourfali"

Juiz entendeu que a responsabilidade não é do site de buscas.

Atualizado em 21/07/2014 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O juiz Arthus Fucci Wady, da 1ª Vara Cível de São Paulo, negou o pedido da família de Nissim Ourfali para que o Google retirasse do ar o vídeo sobre seu Bar Mitzvá. O clipe, publicado em 2012, gerou inúmeras montagens e piadas nas redes sociais.
Crédito:Reprodução Para juiz, pedido da família Ourfali ultrapassa responsabilidade do Google
Ao som de uma paródia da música "What makes you beautiful", da banda One Direction, o vídeo é uma homenagem ao jovem Nissim Ourfali que, aos 13 anos de idade, se tornava "homem" diante da comunidade judaica - o chamado Bar Mitzvá. Segundo O Globo , após ter sido publicado nas redes sociais pela família, o clipe se espalhou rapidamente pela web, o que motivou o processo contra o Google.
De acordo com o juiz, porém, a exclusão do material não é responsabilidade do Google. A empresa alega que só pode tirar páginas do ar se tiver o endereço completo das mesmas. Wady declarou em sua sentença que a repercussão do vídeo, assim como a reprodução em diversos outros meios e veículos, está além do controle do site de buscas.
A família de Nissim Ourfali ainda pode recorrer, além de dever arcas com todas as despesas do processo. Enquanto isso, o vídeo permanece no ar.

Assista: