Julian Assange será representado por advogado que defendeu O.J. Simpson

Julian Assange será representado por advogado que defendeu O.J. Simpson

Atualizado em 16/02/2011 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Julian Assange,fundador do WikiLeaks tem agora como seu representante legal Alan Dershowitz, o mesmo que defendeu o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson por assassinato, no qual foi bem sucedido, e a herdeira do império jornalístico americano Patrícia Hearst, por terrorrismo, no qual fracassou.
Chamado de "o melhor advogado para últimos recursos", o nova iorquino Dershowitz tornou-se membro da equipe de defesa de Assange como consultor do advogado principal Geoffrey Robertson QC e afirma que entrou para o caso pois acredita que " para proteger a primeira emenda[da constituição americana] é necessário proteger novas mídias eletrônicas de forma vigorosa", diz para o jornal The Independent.
A aquisição parece uma surpresa, pois o advogado e réu não costumavam ter opiniões alinhadas. O advogado já chegou a apoiar Hillary Clinton quando dizia que o Wikileaks era uma ameaça aos Estados Unidos e a diplomacia. Há também disparidades quanto a posições em relação a Israel.
Assange está em julgamento por supostos delitos sexuais cometidos na Suécia e tenta evitar sua extradição para o país. O governo americano tenta reunir provas para acusar o WikiLeaks de conspiração por ter supostamente instigado certas pessoas, como o soldado Bradley Manning, atualmente preso, a fornecer ao site documentos secretos que foram depois publicados pela imprensa de diversos países, informa o jornal Folha de S.Paulo .
Um tribunal federal do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, tenta obter os detalhes pessoais de qualquer pessoa que tenha utilizado a rede social Twitter para comunicar-se com Assange.O Twitter diz que vai lutar contra a iniciativa de Virgínia pois isto fere o principio de confidencialidade da companhia e liberdade de expressão de seus usuários.


Leia Mais