Julgamento de jornalista acusada de espionagem começa a portas fechadas no Irã

Julgamento de jornalista acusada de espionagem começa a portas fechadas no Irã

Atualizado em 15/04/2009 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista norte-americana Roxane Saberi, acusada de espionagem no Irã, enfrentou, na última segunda-feira (13), um julgamento a portas fechadas na capital Teerã. Segundo um porta-voz do poder judiciário do país islâmico, o veredicto da profissional sairá em, no máximo, três semanas.

"Ontem foi realizada a primeira sessão do julgamento. Ela apresentou sua defesa final", disse o assessor, justificando a rapidez da justiça no julgamento da jornalista.

A prisão de Roxane, ex-miss estado de Dakota do Norte, provocou apelos por parte do governo dos EUA. Durante uma conferência sobre o Afeganistão, realizada em Haia, a Secretária de Estado Hilary Clinton disse que pediu formalmente ao Irã à libertação da jornalista, o que fora negado pelo governo de Ahmadinejad.

Roxane era colaboradora da rádio pública americana NPR e fazia trabalhos temporários para a BBC quando foi presa em Teerã, em janeiro deste ano. Sobre a profissional, pesa a acusação de espionagem para o governo dos EUA em território iraniano.

Segundo informou a agência AFP, o advogado da jornalista, Abdolsamad Khorramshah, disse que não falará à imprensa até o término do julgamento.

Leia Mais

-

-