Juiz que condenou jornal equatoriano é acusado de plágio

O juiz equatoriano Juan Paredes, que condenou o jornal El Universo e seus proprietários devido à publicação de um artigo com críticas aopresidente do Equador, Rafael Correa, pode ter copiado sua argumentação da internet, informa o site .

Atualizado em 02/08/2011 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

que condenou o jornal e seus proprietários devido à publicação de um artigo com críticas ao presidente do Equador, Rafael Correa, pode ter copiado sua argumentação da internet, informa o site .


O jurista Joffre Campaña, também equatoriano, disse que vários trechos da sentença estão presentes em sites como o , do Chile, e , de uma editora argentina de livros jurídicos. Intrigado com a rapidez com que a sentença foi proferida, Campaña realizou buscas no Google com frases da sentença, que o levaram para as supostas fontes.


Carlos, César e Nicolás Perez, editores do jornal, e Emilio Palacios, autor do artigo, foram condenados a pagar US$ 40 milhões (R$ 62 milhões) de indenização ao presidente. O texto que motivou o processo acusa o governo equatoriano de corrupção e chama Correa de ditador.


"São tantas as barbaridades que este e os outros cinco juízes que passaram pelo caso cometeram, que, sinceramente, esta não é das mais graves", lamentou Palacios. O jornalista aguarda a decisão da segunda instância de seu caso.


Leia mais


-


-


-