Juiz arquiva inquérito que indiciaria repórter acusado de violar segredo de Justiça

O juiz da 2ª vara criminal do fórum de São José do Rio Preto (SP), Luís Guilherme Pião, acolheu o pedido do Ministério Público (MP) e arquivou o inquérito que pedia o indiciamento do repórter , do Diário da Região , informou o "Jornal Nacional".

Atualizado em 02/09/2015 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.

criminal do fórum de São José do Rio Preto (SP), Luís Guilherme Pião, acolheu o pedido do Ministério Público (MP) e arquivou o inquérito que pedia o indiciamento do repórter , do Diário da Região , informou o "Jornal Nacional".
Crédito:Arquivo pessoal Allan Abreu era acusado de revelar irregularmente conteúdo de processo
O jornalista publicou no final de agosto de 2014 escutas realizadas pela polícia para solucionar o sequestro de um fazendeiro em São José do Rio Preto. Ele obteve o conteúdo das gravações ao consultar o processo então disponível para acesso público no cartório da 2ª Vara Criminal de São José do Rio Preto. No entanto, o segredo de Justiça sobre o caso só foi decretado em novembro de 2014, meses após a publicação da reportagem.
Apesar de agir legalmente, no dia seguinte à veiculação da matéria, o delegado coordenador da divisão antissequestro de São José do Rio Preto pediu a abertura de inquérito para apurar a fonte das escutas publicadas por Abreu, alegando que a divulgação prejudicaria as investigações do caso, que já estaria solucionado. O advogado do Diário da Região , Luiz Roberto Ferrari, destacou que a decisão do juiz reafirma o direito de liberdade de imprensa, fundamental para a sociedade.