Jovem fotógrafo explica porque trocou a digital pela analógica
Jovem fotógrafo explica porque trocou a digital pela analógica
Guilherme Ricardo Moro é um fotógrafo de 19 anos que fez o caminho inverso: vendeu sua máquina digital e comprou uma analógica, o que, segundo ele, o deixou muito mais maduro.
| Guilherme Ricardo Moro |
"A câmera digital facilita demais a vida, quando tiramos a foto e já podemos ver o resultado dela na hora. Muitas vezes, ignoramos o fotômetro e ficamos com aquele pensamento 'depois eu arrumo no computador'. Aprender a fotografar como antigamente, em preto e branco, é a essência de tudo, cada fotografo tem que saber o que quer para si", afirma.
| Guilherme Ricardo Moro |
Moro diz que começou a fotografar há pouco tempo, quando adquiriu sua primeira câmera digital de um amigo. "Comecei a realizar meus primeiros registros baseado nas fotos que ele já tinha tirado com a máquina. Se ele conseguia tirar aquelas imagens belíssimas, eu também deveria conseguir".
Atualmente, sua inspiração está "na vida" e, apesar de dizer que não se importa muito com o tema de suas imagens, o fotógrafo diz que sua prioridade é a "fotografia social", inspirado em seus ídolos, Sebastião Salgado e Evandro Teixeira. "Fotografar as pessoas no seu dia a dia não é nada fácil, não são todos que aceitam essa 'invasão'", confessa.
| Guilherme Ricardo Moro |
Narutal de Curitiba (PR), o jovem fotógrafo diz que as fotos não são manifestações a respeito do mundo, mas sim "pedaços dele que qualquer um pode fazer ou adquirir". Pra ele, fotografia sempre é uma diversão. "Quando pego na câmera e me concentro em tudo que ocorre ao meu redor, fico com a mente totalmente vazia, e começo a viver o que acontece ao meu redor, como se estivesse participando de tudo, me apaixono".
| Guilherme Ricardo Moro |
Moro afirma que sempre anda com uma câmera na mochila, mas nem por isso fotografa a todo momento. "Eu fotografo muito pouco. Sempre quando vejo um tema, analiso muito antes de clicar, busco simbologia, enquadramento, um diferencial nas minhas composições. Prestar atenção em tudo que ocorre na composição do momento complementa muito o valor da sua foto", finaliza.






