Jovem escritor, com Distrofia de Duchenne, fala de vida, esperança e liberdade através da poesia

Jovem escritor, com Distrofia de Duchenne, fala de vida, esperança e liberdade através da poesia

Atualizado em 28/04/2009 às 09:04, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Um livro sobre amor, esperança, liberdade. Poesias que retratam a visão de mundo de um jovem e estreante escritor de 20 anos, que transfere para o papel sua sede de vida, suas vivências e que faz das dificuldades uma força a mais para realização de projetos. A introdução desse texto diz muito, mas não diz nada, não é? Vamos, então, às apresentações.

Divulgação
O escritor Fábio Cassiano
Nesta terça-feira (28), a partir das 19h, na livraria Max Sigma do Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP), acontece o lançamento do livro "Amores em Alguém", publicado pela Faro Editorial, de autoria de Fábio Cassiano. Seria um lançamento como outro qualquer, não fosse a peculiaridade da história do escritor.

Fábio tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) - doença genética e sem cura caracterizada pela degeneração do tecido muscular. A simples tarefa de segurar objetos e locomover-se, o que significa ter autonomia, é um desafio que ele enfrenta desde que passou a usar cadeira de rodas, quando estava na quarta-série do ensino fundamental. Hoje, aos 20 anos, Fábio é estudante do 3º ano do curso de Propaganda e Marketing e, atualmente, usa um colete para posicionar corretamente sua coluna e tronco, além de órteses para melhor posicionar os pés. "Também sinto enfraquecimento cardíaco e um pouco da respiração. Mas não faço nenhum tratamento, apenas faço terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia e respiratória".

Entre seus estudos na faculdade, seus desenhos, composições de letras de músicas e apresentações familiares pelo videokê, Fábio encontrou na poesia mais uma forma de externar seus sentimentos. "Geralmente eu escolho um lugar e um horário tranquilo para colocar para fora as ideias que surgem ao longo do dia. Na verdade, tenho o movimento das mãos, mas tenho dificuldade em escrever no sentido de demorar para fazer isso. Ultimamente estou escrevendo as poesias em um notebook pois consigo digitar mais rápido do que escrever à mão. Como os botões são pequenos, consigo escrever. Geralmente, tenho a ideia para o título e dele crio a poesia de uma vez, onde começo e paro quando a poesia fica pronta", explica.

Reprodução
Cartaz de lançamento
Das seções de escrita, nasceu então o livro "Amores em Alguém". A obra, de 112 páginas, é divida em três coletâneas: Amores em Alguém; O tempo que existe em nós e Eu, poeta. Com o livro, Fábio Cassiano espera compartilhar um pouco de suas experiências com os leitores. "Eu espero compartilhar mensagens positivas e de amor com as pessoas, frutos da minha experiência de vida".

Os interessados em adquirir o livro, podem entrar em contato com Fábio, através do e-mail , que será enviada uma conta para depósito do valor do livro, mais despesas de Correios.

Da obra, Fábio destaca um trecho da poesia "Viver na alegria e na tristeza", pela qual tem carinho especial. "A vida não é mole não / Às vezes nos prega peças e desafios / Mas se vivida com o coração / Lágrimas de emoção purificam nossos rios".

A história de Fábio Cassiano - e de sua mãe, - já foi relatada pelo jornalista Jairo Marques, chefe de reportagem da Agência Folha e mantenedor do blog Assim como Você. Para ler, . E para acessar o blog de Fábio, .

Serviço
Livro: "Amores em Alguém"
Editora: Faro Editorial
Autor: Fábio Cassiano
Páginas: 112
Preço: R$ 19,90
Lançamento: 28/04, às 19h, na livraria Max Sigma do Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP)