José Serra garante pelo Twitter medicamento a jornalista com doença rara

José Serra garante pelo Twitter medicamento a jornalista com doença rara

Atualizado em 17/03/2010 às 15:03, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na última terça-feira (16), o governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou no serviço de microblog Twitter que o jornalista Ale Rocha - diagnosticado com hipertensão pulmonar primária - receberá o medicamento Iloprost do estado.

Divulgação
Ale Rocha

Rocha havia entrado com uma liminar, no fim de janeiro deste ano, para garantir o remédio, um vaso dilatador que garante a sobrevida dos pacientes com a doença, mas de custo elevado. Apesar de a Justiça ter determinado o fornecimento pelo estado, o prazo para a entrega do Iloprost não estava se prolongando.

Jornalista formado pela PUC-SP em 1999, Rocha diz que tem "vidas em paralelo, a de paciente e a de jornalista". Com passagens pelo jornal esportivo Lance!, assessoria de imprensa da PUC-SP, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) e Aché Laboratórios, além de especializações em gestão de projetos e terceiro setor, Rocha viu sua carreira ser interrompida em 2005, quando foi diagnosticado com hipertensão pulmonar primária, uma doença rara, sem cura e fatal.

Aposentado por invalidez aos 30 anos, quando sua esposa estava grávida de quatro meses, ele conta que ter descoberto a doença trouxe insegurança em vários sentidos. "Além do choque de descobrir que não poderia mais trabalhar, também tive o choque emocional e financeiro", conta.

A criação do blog Poltrona, em março de 2006, serviu como uma válvula de escape. "Sempre gostei de TV, apesar de nunca ter tido o intuito de trabalhar com o assunto. E com a doença o que eu mais fazia era assistir à TV. Comecei a escrever textos críticos, e meu blog começou a ser conhecido principalmente pelos meus contatos, que ajudaram na divulgação".

O Poltrona chegou a ser considerado o maior blog brasileiro independente sobre TV, dando ao jornalista diversos prêmios: na Campus Party 2009 (melhor blog de Cinema, Música e TV), no Top Blog 2009 (Cultura), no Prêmio Blogbooks (Artes e Cultura) e no Prêmio Jovem Brasileiro 2009 - Região Mogi das Cruzes (Entretenimento).

Atualmente, Rocha tem novo e é colunista de TV do Yahoo!. Para ele, a internet ajudou a tornar pública sua doença. Após acionar o Estado - com sucesso - pelo fornecimento de medicamentos, na fila por um transplante pulmonar ele teve que tomar medidas judiciais pela segunda vez.

Com a demora de uma resposta, o Twitter foi uma ferramente eficaz. "Vi o caso do @AleRocha. Ele terá o remédio. O governo SP encaminhou o pedido, mas é o-bri-ga-do por lei federal a esperar o ok de Brasília", escreveu José Serra após uma mobilização no serviço de microblog.

"O Twitter ajudou muito na divulgação da minha luta. Nunca critiquei o governo, mas a máquina burocrática. Sei que não é má-fé de ninguém. O principal da internet é isso, todo mundo tem o poder da palavra. É uma ferramenta de mobilização poderosa, um meio fundamental", disse Rocha.

"Batalhei por algo que me beneficiará diretamente, mas não só a mim. Beneficiará quem está na frente e quem, infelizmente, um dia vai ter que passar por isso", concluiu.

Leia mais