José Sarney mantém ao menos cinco processos contra jornalistas

José Sarney mantém ao menos cinco processos contra jornalistas

Atualizado em 06/08/2009 às 09:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Brasil
Senador José Sarney
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mantém ao menos cinco ações contra jornalistas nos tribunais do Distrito Federal (DF) e Maranhão (MA). A informação contradiz declaração dada pelo próprio parlamentar, que disse nunca ter processado um veículo ou profissional de imprensa.

Em nota publicada na última segunda-feira (5), Sarney se disse surpreso pela ação movida pelo filho, o empresário Fernando Sarney, contra o jornal O Estado de S.Paulo e declarou ser um defensor da liberdade de imprensa. "Todo Brasil é testemunha de minha intolerância e minha posição a respeito da liberdade de imprensa, nunca tendo processado jornalista algum".

Conforme noticiou o periódico O Globo , só o jornalista Lourival Bogéa, diretor e proprietário do Jornal Pequeno , do Maranhão, responde a três processos e uma representação criminal apresentada por Sarney junto ao MP em 2008. Também são alvos de ações o jornalista João Mellão Neto, articulista de O Estado de S.Paulo e deputado estadual em SP pelo DEM e o Jornal de Hoje , do Maranhão.

Aos processos pessoais, somam-se ainda ações movidas pela coligação de Sarney durante as eleições de 2006. Na última quarta, o repórter Antônio Correa Neto, autor de um blog sobre política, foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que terá de pagar multa de R$ 21 mil por críticas à campanha do senador.

Ainda em 2006, a jornalista Alcinéia Cavalcante teve o blog retirado do ar após veicular a campanha "Xô Sarney". Ao todo, ela é alvo de 20 ações e acumula mais de R$ 900 mil em multas no TRE.

Leia Mais

-