José Sarney aciona advogados por reportagem da revista britânica The Economist

José Sarney aciona advogados por reportagem da revista britânica The Economist

Atualizado em 19/02/2009 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

José Sarney aciona advogados por reportagem da revista britânica The Economist

José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, cobrou da direção da revista britânica The Economist uma reparação pela reportagem "Onde dinossauros ainda vagam", que compara sua eleição para a Casa a uma "vitória para o semifeudalismo", informou a Folha Online.

Em carta, o senador diz que seus advogados vão pedir reparação pelas informações publicadas, e afirma que o Estado é governado por seus adversários políticos. "Nos últimos sete anos um grupo político rival controla o governo estadual do Maranhão [o governador Jackson Lago, do PDT]. Concordo plenamente que o estado de conservação da cidade de São Luís [MA] é lamentável, mas é um absurdo debitar-me este fato, uma vez que meus adversários políticos administram a capital há 20 anos", declarou.

Na reportagem, a Economist explicava que era comum na região Nordeste do Brasil um homem ou uma família dominar um Estado, e que isso aconteceria com Sarney no Maranhão, principalmente pelo fato de que sua família é proprietária de uma emissora de TV na região, que "costuma exibir reportagens favoráveis ao clã".

A revista ainda afirma que talvez fosse "hora de [Sarney] se aposentar". "A história julgará meu papel, mas sou reconhecido como o presidente da transição democrática, da convocação da assembleia constituinte e que priorizou o desenvolvimento social, o que permitiu o surgimento de uma sociedade verdadeiramente democrática e levou um operário a ser eleito presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva", declarou o senador.

O Portal IMPRENSA entrou em contato com a assessoria de imprensa do senador, mas ningué atendeu.

Crédito da foto: José Cruz/ABr

Leia mais