José Dirceu usa blog para criticar veículos de comunicação e colunistas

José Dirceu usa blog para criticar veículos de comunicação e colunistas

Atualizado em 20/08/2007 às 14:08, por Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) voltou a criticar a mídia em seu blog. Em post publicado no início da manhã desta segunda-feira (20/08), intitulado "Resposta a algumas inverdades", Dirceu rebateu informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo e por um "jornal carioca" neste final de semana.

"Não consigo ficar sem dar respostas às matérias que a imprensa tem publicado a meu respeito. Apesar de não dar entrevistas nos últimos dias, por orientação de meu advogado, sou obrigado a responder e esclarecer determinadas matérias [...]", diz Dirceu, no início do texto.

Da Folha, o ex-ministro contestou as informações de que presta "consultorias secretas" e de que pratica lobby. Ao se defender, Dirceu afirmou que a mídia não quer permitir que ele exerça sua profissão de advogado e a atividade de consultor. "Querem me interditar, como na ditadura", disse.

Do "jornal carioca", que o ex-ministro não disse qual ser, criticou o fato de terem colocado uma foto sua em matéria sobre investigados pela Receita Federal que teriam cometido sonegação. Em sua defesa, Dirceu afirma que já teve a vida investigada pela Receita e que recebeu uma espécie de "atestado de honestidade".

Este é o terceiro texto com críticas à mídia que Dirceu publica em apenas quatro dias. Na última sexta-feira (17/08), o ex-ministro condenou a postura da Globo em relação à matéria intitulada "Acordo faz brigadeiro se retratar com Denise Abreu" e o espaço que os jornais da emissora ainda dão para o acidente com o Airbus da TAM.

No sábado (18/08), José Dirceu publicou texto intitulado "O Estado Policial de Diogo Mainardi", no qual o ex-ministro contesta as informações do colunista da revista Veja , dizendo que seu texto é uma "infâmia", e sugere a criação de uma lei que "defenda as pessoas dos ataques de jornalistas".

"[...] não posso deixar de registrar a infâmia e ignomínia que só reforça a necessidade de uma lei que defenda as pessoas dos ataques de jornalistas que ofendem, caluniam e difamam sem apresentar provas do que dizem. E que puna os que publicam informações sigilosas, o que é ilegal e criminoso", diz o texto.

Para acessar o blog "Zé Dirceu - um espaço para a discussão do Brasil", .