José Dirceu diz que Brasil caminha para uma "ditadura da mídia"
José Dirceu diz que Brasil caminha para uma "ditadura da mídia"
O ex-ministro José Dirceu disse, nesta quinta-feira (30/08), que está "perplexo" com a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter se sentido acuado pela mídia ao decidir se aceitava as denúncias contra os 40 acusados de envolvimento com o esquema do mensalão e afirmou que o Brasil esta "caminhando para a ditadura da mídia".
A declaração de Dirceu refere-se à matéria publicada nesta quinta pelo jornal Folha de S.Paulo em que o ministro do STF Ricado Lewandowski diz que "a imprensa acuou o Supremo" no julgamento que decidiu pela abertura de ação penal contra os acusados de envolvimento no escândalo.
"Todo mundo votou com a faca no pescoço", disse Lewandowski em conversa telefônica testemunhada por uma repórter do jornal paulistano. "A tendência era amaciar para o Dirceu."
Para o ex-ministro, a supostal pressão que a mídia impôs ao Supremo é "impensável". "No mínimo, o julgamento está sob suspeição. Como acusado, preciso medir as palavras. Mas estou perplexo, estupefato e quase em pânico. Isso é impensável em qualquer país", declarou o ex-ministro, em São Paulo.
Dirceu ainda disse que a possibilidade de a mídia ter influenciado o resultado do julgamento do STF precisa ser debatido pela sociedade. "Se isso for verdade, como vou ser julgado dentro da Constituição? O Supremo precisa se pronunciar."
No entanto, o político afirmou que não vai tomar nenhuma providência jurídica em relação à possível influência da mídia. "Quem tem que defender o julgamento é a sociedade. Eu realmente temo o meu futuro. Quero um julgamento justo." Com informações da Folha Online.






