José Dirceu defende regulamentação da mídia no Brasil ao comentar medida britânica

Em texto publicado em seu blog, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, criticou o fato de não existir regulamentação da mídia no Brasil.

Atualizado em 31/10/2013 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, criticou o fato de não existir regulamentação da mídia no Brasil. Ele afirmou que essa ausência “ameaça não somente o direito de imagem, os direitos de resposta e à privacidade, mas a própria liberdade de imprensa e de informação”.
Crédito:Agência Brasil Para ex-ministro, regulação da mídia colocaria fim ao monopólio da informação
O político comentou o fato após o Parlamento britânico aprovar, na última quarta-feira (30/10), a criação de órgão regulador da mídia no país, embora o Reino Unido já contasse com uma lei de autorregulação da imprensa. Para Dirceu, a medida "coloca por terra, e expõe ao ridículo, o argumento que regulação é censura".

Em sua opinião, a medida britânica "desnuda o fato de que a rejeição aqui [no Brasil] à regulação coloca nossa mídia acima da lei", ameaçando a liberdade de imprensa e de informação.
Dirceu diz que no Brasil “é como se a imprensa fosse um poder” e defende que a regulação ajudaria a proteger e organizar o mercado, além de beneficiar a produção nacional e regional.
“Com essa igualdade estabelecida por uma regulação, o país estará pondo um fim ao monopólio da informação que os barões da mídia detém hoje e se vai atender, também, ao princípio constitucional da pluralidade e da concorrência”, concluiu.


Leia também

- - -