Jornalistas trabalham em redações in loco para fugir da sala de imprensa do SPFW

Jornalistas trabalham em redações in loco para fugir da sala de imprensa do SPFW

Atualizado em 20/06/2008 às 18:06, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Jornalistas trabalham em redações in loco para fugir da sala de imprensa do SPFW

Por

Dezenas de computadores em uma grande sala com comidas e bebidas, e alguns sofás para descansar as pernas que andam o dia inteiro pelos saguões foi o que o São Paulo Fashion Week disponibilizou para os mais de 2 mil jornalistas que cobrem o evento desde seu início, na última terça-feira (17).

No entanto, apesar do aparente conforto, os computadores são disputados quase a tapas para que a cobertura seja feita pelos veículos praticamente em tempo real. Fotógrafos, com entrada livre nos desfiles, precisam se expremer para conseguir uma boa foto e os repórteres, sem convite para assistir aos modelos, esperam a liberação da entrada quando o desfile está prestes a começar.

Nesta 25ª edição do São Paulo Fashion Week, considerado um dos principais eventos de moda da América Latina, mais de 400 veículos de comunicação estão cadastrados na cobertura, onze deles com lounges na Bienal do Ibirapuera, onde acontece o evento.

A revista Vogue , o site Glamurama, o iG e diversos outros estão entre os que garantem que as informações sejam transmitidas de suas redações dentro da própria Bienal.

Alessandra Blanco, editora adjunta de conteúdo do iG, afirmou ao Portal IMPRENSA que a grande vantagem de mobilizar a redação é conseguir uma cobertura mais rápida e ágil, "fundamental para a internet". "Não temos que disputar lugar nos computadores da sala de imprensa e temos uma rede própria, o que também facilita nosso trabalho".

Além disso, Alessandra garante que uma equipe de 25 pessoas, "todas no mesmo lugar", ajuda na transmissão ao vivo dos desfiles e na disponibilização rápida das notícias sobre o evento. "O fotógrafo já baixa a foto, enquanto alguém já escreve a notícia e assim por diante".

Artistas da moda

Diversas personalidades aproveitaram o SPFW para lançar projetos ou tentar novas experiências, como foi o caso da modelo Cássia Ávila, que estreou como repórter especial do iG cobrindo os bastidores e entrevistando outras modelos. "Está dando super certo. Cássia é do meio, amiga das pessoas com quem conversa e isso faz com que funcione bem", afirmou Alessandra.

A jornalista Lilian Pacce aproveitou o evento para lançar um blog sobre moda. Com diversos colaboradores, Lilian fala sobre o SPFW e sobre as tendências de moda nas ruas, além de oferecer aos leitores seções que disponibilizam sua coluna diária na Rádio Eldorado, agenda, entre outros serviços. "Lilian procura ter um diferencial entre os sites de moda, abordando jornalisticamente esse setor", afirmou fonte de sua equipe ao Portal IMPRENSA.

Já Mauro Lima, diretor do filme "Meu nome não é Jonny", se apresentou com sua banda no desfile da Blue Man, na última quinta-feira (19).

Dessa forma, entre artistas e modelos, profissionais de mídia circulam na correria por uma declaração ou um furo, tentando, no entanto, não cair do salto.

Foto: Marina Dias

Leia mais: