Jornalistas sérvios protestam contra pressão política no país

Centenas de jornalistas sérvios foram às ruas na noite da última segunda-feira (25/1) para denunciar a "deterioração" da liberdade

Atualizado em 26/01/2016 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Centenas de sérvios foram às ruas na noite da última segunda-feira (25/1) para denunciar a "deterioração" da liberdade de imprensa e a pressão política imposta pelo principal partido no poder.
Crédito:Wikimedia commons Jornalistas pedem a renúncia do ministro sérvio Bratislav Gasic
Segundo AFP, na cidade de Pancevo, os jornalistas locais foram "obrigados" a aderir ao Partido Sérvio do Progresso (SNS), do primeiro-ministro Aleksandar Vucic, sob pena de perder seus empregos.
O governo tentou esconder a situação, mas os profissionais solicitaram a renúncia do ministro da Defesa Bratislav Gasic. Em uma declaração à imprensa, o político afirmou: "gosto dessas jornalistas que se ajoelham tão facilmente".
Na declaração, ele se referiu a uma profissional que se abaixou para não atrapalhar o trabalho dos cinegrafistas, que gravavam uma entrevista com ele. Gasic chegou a se desculpar, mas o chefe do governo disse que seria demitido.
"Protestamos contra a maneira como as autoridades tratam os meios de comunicação", reforçou a jornalista local Antonela Riha, que participou de uma manifestação no centro de Belgrado.
De acordo com Antonela, os profissionais que tentam trabalhar profissionalmente estão expostos a "pressões políticas" e são "insultados, mal remunerados e, inclusive, demitidos". "A situação se deteriora dia após dia", disse.