Jornalistas revelam a exploração sexual de crianças e adolescentes no Norte do Brasil
Jornalistas revelam a exploração sexual de crianças e adolescentes no Norte do Brasil
Atualizado em 07/10/2005 às 16:10, por
Fonte: ANDI.
Série especial de reportagens publicadas a partir deste domingo (9/10) na Gazeta do Povo dá continuidade a projeto vencedor do 2° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Durante dois meses o Jornalista Amigo da Criança Mauri König e o repórter fotográfico Albari Rosa percorreram sete estados brasileiros da região Norte, para investigar a exploração sexual de crianças e adolescentes praticada em municípios localizados nos confins de fronteira. Foram 19 mil quilômetros, entre Cáceres (Mato Grosso) e Oiapoque (Amapá). O resultado desse trabalho será apresentado na série especial de reportagens intitulada "Infância no Limite", que será publicada pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, a partir desse domingo (9/10) até o Dia das Crianças, em 12 de outubro.
As quatro matérias vão mostrar a realidade vivida por meninas com idade entre 9 e 13 anos. Após visitar 31 pontos onde acontece a exploração sexual infanto-juvenil, locais conhecidos pela população, os repórteres concluíram que essa é uma prática disseminada em toda a região e há vista grossa em relação ao problema. "As autoridades das fronteiras não estão preocupadas como o tráfico de pessoas, eles vêem isso como um problema menor", diz Mauri König na prévia publicada no site da Gazeta do Povo. A prioridade dos agentes, segundo apurou o jornalista, são o tráfico internacional de drogas e o contrabando. As redes exploradoras se aproveitam dessa fragilidade.
A série especial é a segunda parte de um grande projeto que se iniciou no ano passado, quando Mauri e Albari venceram o 2° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. Na época, os jornalistas enfocaram os crimes dessa natureza na região Sul. Passaram por 66 municípios brasileiros, de Chuí (RS) a Corumbá (MS) e fronteiras próximas, e denunciaram as rotas de tráfico e exploração de jovens. As matérias tiveram grande repercussão e estimularam ações efetivas para o combate do problema, como a implantação do Núcleo de Proteção à Criança e o Adolescente Vítima de Exploração Social e Maus Tratos (Nucria), do governo do Paraná.
O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é promovido pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e pelo Instituto WCF-Brasil, com o apoio do Unicef, OIT, Fenaj e Abraji.
Mais informações sobre a série podem ser acessadas no link http://tudoparana.globo.com/gazetadopovo/infancianolimite/. A partir do dia 13/10, quinta-feira, a íntegra das reportagens poderá ser lida neste site.
Agenda:
O que: série de reportagens A Infância no Limite
Quando: a partir de domingo, de 9 a 12 de outubro
Onde: no jornal Gazeta do Povo (PR) - www.gazetadopovo.com.br
Informações:
Mauri König
(41) 3321-5491 / 3321-5472
mauri.konig@gazetadopovo.com.br
maurik@gazetadopovo.com.br
Albari Rosa
(41) 3321-5426
Caro Jornalista, qualifique suas matérias ouvindo sempre como fonte Conselhos dos Direitos da Infância e da Adolescência e Conselhos Tutelares
PAUTA ANDI
Edição: Daniel Gonçalves
Redação: Rilton Pimentel, Anita Campos e Camila Rabelo
Contatos: (61) 2102-6553 / pauta@andi.org.br






