Jornalistas registram tentativa de fuga de yazidis em aeronaves humanitárias no Iraque

Jornalistas acompanhavam missão humanitária e registraram o momento de desespero de yazidis para se agarrar à aeronave para sair da região.

Atualizado em 12/08/2014 às 15:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Milhares de yazidis — minoria religiosa perseguida pelo Estado Islâmico – vêm nos céus do território iraquiano sua única esperança de sobrevivência aos conflitos na região. Encurralados em montanhas no norte do País, eles vivem com a ajuda de helicópteros, que levam ajuda humanitária. Sem saída, muitos tentam se agarrar às aeronaves, buscando sair de qualquer jeito do local.

Crédito:Reprodução Yazidis que conseguiram entrar no helicóptero humanitário
A situação foi registrada por jornalistas que acompanham as missões na região para canais britânicos. Segundo Exame , um repórter da BBC gravou o momento em que os fugitivos buscavam escapar se segurando nos helicópteros. O jornalista Jonathan Rugman, do Channel 4, publicou um vídeo destes episódios no . Ambos flagram o desespero dos yazidis para deixar o local. A fuga se justifica pela brutalidade com que o Estado Islâmico lida com seus inimigos, que vê os yazidis como infiéis e só os dá duas opções: a conversão ao islamismo ou a morte. De acordo com o ministro de Direitos Humanos do Iraque, 500 yazidis já foram mortos pelos radicais. "Yazidis no Monte Sinjar esperando a queda de alimentos ou resgate de helicóptero. Cenas como esta por milhas. Muitos refugiados choram após 10 dias presos no Monte Sinjar sem comida, água e calor de 33 graus ", escreveu Rugman, que retratou seus momentos na região com fotos no Twitter. Assista aos vídeos: