Jornalistas realizam debate sobre a profissão em Moçambique
Profissionais de comunicação na província de Nampula, em Moçambique, apontam que a ausência de um regulamento da lei de imprensa moçambicana
, que completa 20 anos desde a sua aprovação no país, contribui para a sua violação. Sendo assim, decidiram promover um debate para propor melhorias na legislação, informa ao site .
De acordo com os jornalistas da região, eles estão sujeitos às pressões psicológicas dos governantes, às agressões e intimidações política e judicial.
Segundo o procurador do Tribunal Judicial de Nampula, Majaja Bassiquete, vários jornalistas passam pelos tribunais e são condenados devido à falta de rigor associado ao desconhecimento da lei que rege os princípios fundamentais da atividade jornalística no país.
Os partidos políticos que participaram do debate em alusão aos 20 anos da lei de imprensa criticaram a "estigmatização" por parte de algumas empresas de comunicação na cobertura política.
Durante o debate, os jornalistas pediram ao sindicato da categoria a criação de parcerias com instituições de ensinos superiores em Nampula para a abertura de cursos profissionais de curta duração na área jornalística.
A província conta com 60 jornalistas, em 25 órgãos de comunicação. Mais da metade deles não tem formação profissional. Em Moçambique, existe uma única escola de jornalismo.
Leia mais
-
-
-






