Jornalistas que revelaram documentos de Snowden vão aos EUA pela 1ª vez

Os jornalistas Greenwald e Poitras viajaram aos Estados Unidos pela 1ª vez após o escândalo de documentos vazados pelo ex-analista Snowden.

Atualizado em 11/04/2014 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (11/4), os jornalistas norte-americanos Gleen Greenwald e Laura Poitras, que ajudaram Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA), a revelar os documentos secretos que vazaram os planos de vigilância em massa do governo dos Estados Unidos, voltaram ao país.
Crédito:Agência Brasil Jornalista não teme represálias do governo americano
Segundo a Reuters Brasil, a chegada de Greenwald e Poitras ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, marca a primeira vez que a dupla retorna à região desde a exposição dos programas de espionagem em 2013. A viagem tem por objetivo a recepção do prêmio de jornalismo George Polk por suas reportagens sobre como o governo dos EUA obteve informações de milhões de cidadãos secretamente, entre outras revelações.
Em entrevista para os repórteres que faziam a cobertura de sua chegada, Greenwald afirmou acreditar não haver nenhum risco de retaliação. "Eu realmente não esperava que nada acontecesse, e é por isso que finalmente viemos", declarou o profissional de imprensa, que ressaltou que o governo dos EUA "não seria tão incrivelmente estúpido e autodestrutivo" a ponto de detê-lo e Poitras de maneira semelhante”, completa.