Jornalistas protestam em favor do diploma para o exercício da profissão

Jornalistas protestam em favor do diploma para o exercício da profissão

Atualizado em 18/09/2008 às 08:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (18), um grupo de jornalistas realizou uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, a favor da exigência do diploma para o exercício do jornalismo. A idéia foi pressionar os ministros a decidirem em favor da categoria no julgamento - que deve acontecer neste semestre - que decidirá sobre a obrigatoriedade da formação universitária para atuação de profissionais como jornalistas.

Segundo o Globo Online, Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), criticou o argumento de que a exigência do diploma seria inconstitucional, uma vez que afetaria a liberdade de expressão.

"É uma falácia, uma confusão. Não há contradição entre defender a liberdade de expressão e o direito de exercício profissional. Expressar opinião é direito do cidadão. Qualquer pessoa pode fazer isso. Mas o exercício do jornalismo tem uma técnica específica, tem ética. Para o bem da categoria e da sociedade", disse Andrade.

Os manifestantes entregaram no Supremo um abaixo-assinado com 20 mil assinaturas a favor da exigência do diploma de jornalismo para o exercício pofissional na área.

Foto: Divulgação

Leia mais