Jornalistas promovem tuitaço para relatar casos de assédio
Uma campanha nas redes sociais criada pelas jornalistas Janaina Garcia e Thaís Nunes tem mobilizado outras profissionais de imprensa a relatar casos de assédio nas redações.
A jornalista e blogueira Rita Lisauskas, a radialista da Jovem Pan Helen Garcez Braun, e da BandNews FM, Tatiana Vasconcellos, o jornalista esportivo e blogueiro do UOL Juca Kfouri e o repórter do programa "Encontro com Fátima Bernardes", Felipe Andreoli, já apoiaram a ação, que usa a hashtag #jornalistascontraoassédio. "'Você veio bonita assim hoje pra entrevistar o candidato X?' #jornalistascontraoassédio", escreveu Tatiana. "'Não quer passar do horário porque tem buscar filho na escola. Sabe que repórter não pode ser mãe, né?' #jornalistascontraoassédio", tuitou Rita. "O assédio é um dos ranços do machismo nosso de cada dia. Expurgar isso com denúncia e com informação é tarefa não só das mulheres, mas de qualquer jornalista que pretenda, de fato, ver uma sociedade menos desigual de oportunidades, conceitos, direitos e deveres. Um lugar mais legal em todos os sentidos da palavra", diz o texto da campanha.
Confira alguns tuítes:
"Só te dou entrevista de você me der seu telefone."
— Julianne Gouveia (@skinnylove_)
"Aaaahh se eu fosse mais novo, com certeza te chamava para sair!", disse o entrevistado.
— Mariana Gasparetti (@mari_gasparetti)
"Voz feminina é muito sexy. Melhor não escalar mulher nas transmissões"
— Marília Ruiz (@mariliaruiz)
Campanha Sem Assédio na imprensa
IMPRENSA lançou a campanha . O objetivo é mostrar como repórteres do sexo feminino e masculino estão expostos ao assédio moral e sexual, tentando encontrar ao lado de especialistas e das entidades ligadas à imprensa formas de reduzir/acabar com esse tipo de ação com soluções práticas.
Convidamos jornalistas e comunicadores de todo o Brasil a contar suas histórias, sob anonimato, se assim o desejar, para que todos possam ficar de olho e ajudar no combate ao assédio à imprensa.
Os interessados podem mandar seus relatos para o e-mail: redacao@portalimprensa.com.br, colocando no assunto: depoimento sem assédio na imprensa. Garantimos que sua identidade e a do assediador serão mantidas em sigilo.





