Jornalistas portugueses são acusados de violação de segredo de justiça
Jornalistas portugueses são acusados de violação de segredo de justiça
Quatro profissionais de imprensa do jornal português Sol foram formalmente acusados pelo Ministério Público (MP) de Portugal por violação de segredo de justiça, após o veículo ter publicado uma série de artigos sobre um processo denominado "Face Oculta".
Segundo o portal Diário de Notícias, os jornalistas Felícia Cabrita, Luís Rosa, Ana Paula Azevedo e Graça Rosendo, além do subdiretor do Sol , Vítor Rainho, e da advogada do veículo, Fátima Esteves, responderão pelas acusações do MP português.
Felícia criticou a rapidez da justiça portuguesa ao acusar o jornal, dizendo que outras pessoas também deveriam ter sido denunciadas, e citou um representante da Procuradoria-Geral de Portugal, que estaria violando segredos de justiça "todos os dias".
Os artigos causaram grande repercussão e, segundo as autoridades locais, chegaram a interferir na investigação do caso. O Sol foi condenado a pagar multa de 50 mil euros para o ex-administrador da empresa de telecomunicações Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, que pediu a não publicação das transcrições das escutas feitas pelas autoridades.
O "Face Oculta" investiga casos de corrupção envolvendo dirigentes do Partido Socialista português e empresários do setor estatal e privado.
Leia mais
-
-






