Jornalistas portugueses são acusados de violação de segredo de justiça

Jornalistas portugueses são acusados de violação de segredo de justiça

Atualizado em 20/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Quatro profissionais de imprensa do jornal português Sol foram formalmente acusados pelo Ministério Público (MP) de Portugal por violação de segredo de justiça, após o veículo ter publicado uma série de artigos sobre um processo denominado "Face Oculta".

Segundo o portal Diário de Notícias, os jornalistas Felícia Cabrita, Luís Rosa, Ana Paula Azevedo e Graça Rosendo, além do subdiretor do Sol , Vítor Rainho, e da advogada do veículo, Fátima Esteves, responderão pelas acusações do MP português.

Felícia criticou a rapidez da justiça portuguesa ao acusar o jornal, dizendo que outras pessoas também deveriam ter sido denunciadas, e citou um representante da Procuradoria-Geral de Portugal, que estaria violando segredos de justiça "todos os dias".

Os artigos causaram grande repercussão e, segundo as autoridades locais, chegaram a interferir na investigação do caso. O Sol foi condenado a pagar multa de 50 mil euros para o ex-administrador da empresa de telecomunicações Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, que pediu a não publicação das transcrições das escutas feitas pelas autoridades.

O "Face Oculta" investiga casos de corrupção envolvendo dirigentes do Partido Socialista português e empresários do setor estatal e privado.

Leia mais

-
-