Jornalistas portugueses protestam contra novo Estatuto da profissão
Jornalistas portugueses protestam contra novo Estatuto da profissão
Os jornalistas portugueses reuniram-se nesta terça-feira (24/07) em uma manifestação pública contra a promulgação do novo Estatuto do Jornalista no país. O novo documento autoriza empresas de comunicação a reutilizar o trabalho de seus jornalistas em todos os órgãos que possuam. Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, a nova lei "não garante o direito do público à informação e é uma ameaça à qualidade da democracia".
Como forma de protesto, os profissionais distribuíram pequenos sacos contendo tiras de papel de jornal, com rótulo alertando para o perigo da "informação produto branco" e prevenindo contra as "criações jornalísticas uniformizadas".
Confira abaixo a íntegra do texto entregue durante protesto:
" Criações jornalísticas uniformizadas
Você gostaria que as notícias dos jornais, da televisão, da rádio e mesmo as disponíveis na Internet fossem todas iguais? Pois com o Estatuto do Jornalista, que espera a promulgação pelo Presidente da República, vem aí a informação-produto-branco: menos jornalistas a criar para mais publicações; informação mais uniformizada; pontos de vista e ângulos de análise menos diversificados. Porquê? Porque a nova Lei autoriza as empresas a reutilizar o trabalho dos jornalistas em todos os órgãos que possuam."






