Jornalistas organizam ato em SP contra agressão à imprensa em manifestações

Na manhã do último domingo (16/6), um grupo de cerca de 50 jornalistas, integrado, na sua maioria, por repórteres fotográficos, reuniu-se naescadaria da catedral da Sé, em São Paulo, para protestar contra a violência vivida pelos profissionais da imprensa durante as manifestações pela redução do preço das tarifas de transporte público realizados na capital paulista.

Atualizado em 17/06/2013 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.



De acordo com o Terra, um documento divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), na última sexta-feira (14/6), lista, ainda que parcialmente, profissionais da imprensa que foram feridos e detidos enquanto cobriam os protestos. Segundo o balanço, 12 jornalistas foram agredidos por policiais e dois foram presos “arbitrariamente”, caso dos repórteres Piero Locatelli, da CartaCapital, e Fernando Borges, do Terra.

Outros nomes presentes no levantamento do sindicato são o de Vagner Magalhães, do Terra; Fernando Mellis, do R7; Gisele Brito, da Rede Brasil Atual; e Leandro Morais, do UOL; além de Fabio Braga, Marlene Bergamo, Félix Lima, Ana Krepp, Rodrigo Machado, Giuliana Vallone Henrique Beirange e André Américo, da Folha de S.Paulo.