Jornalistas franceses criam falso restaurante para provar erros do TripAdvisor

Para mostrar a ineficiência da plataforma de viagens TripAdvisor, um grupo de jornalistas do canal France 2 criou um falso re

Atualizado em 08/09/2015 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Para mostrar a ineficiência da plataforma de viagens , um grupo de jornalistas do canal France 2 criou um falso restaurante — Le Béret Rouge — e o cadastrou no site, tornando o estabelecimento um dos mais recomendados da região.
Crédito:Reprodução Site foi enganado por falso restaurante criado por jornalistas
De acordo com RFI, eles utilizaram um endereço do bairro Montmartre, escolheram uma logomarca e publicaram fotos de pratos típicos do País Basco, região entre a França e a Espanha. Após esse processo, os jornalistas pediram para seus amigos elogiarem o Le Béret Rouge e o classificarem com o número máximo de estrelas no site. Em pouco tempo, o falso restaurante passou a ser um dos mais recomendados.
Com a pegadinha, o falso restaurante se classificou na 108ª posição entre os 13.500 estabelecimentos parisienses cadastrados na plataforma, aparecendo como o 8º melhor restaurante de Montmartre, um dos redutos mais procurados por turistas em Paris.

Duas semanas após a criação do restaurante, que obteve 60 recomendações positivas, a equipe de jornalistas entrou em contato com a TripAdvisor para informar sobre o "falso" sucesso do estabelecimento.

Em resposta, a empresa afirmou que tentativas de fraude são pequenas. “Utilizamos ferramentas sofisticadas e temos mais de 300 especialistas de conteúdo que trabalham 24 horas”, disse. Em relação ao restaurante fictício, o site considerou o teste do canal France 2 “sem sentido”. A empresa também retirou o Le Béret Rouge de seu sistema depois de ter sido notificada.
Os termos de utilização do TripAdvisor garantem que o grupo tem um complexo sistema de verificação de estabelecimentos e recomendações de usuários. No entanto, empresa ainda admite que alguns comentários “podem escapar à vigilância”.