Jornalistas fazem manifestação no acesso ao STF e seguranças fecham a rua
Jornalistas fazem manifestação no acesso ao STF e seguranças fecham a rua
Cerca de cem jornalistas estão em frente ao Superior Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), em manifestação pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Na tarde desta quarta-feira (01/04), o Tribunal julga tanto a necessidade do diploma, quanto a extinção da Lei de Imprensa no Brasil.
Na tentativa de facilitar a chegada dos ministros à sede do STF, os seguranças locais fecharam a rua de acesso ao prédio fazendo uma corrente humana, mas estão com dificuldades de dispersar os manifestantes.
Diploma e Lei de Imprensa
Em 2008, o STF suspendeu 20 dos 77 artigos presentes da Lei de Imprensa atendendo a pedido do PTD, que a considerava retrógrada. Na audiência desta quarta-feira (01/04), os dispositivos devem ser julgados em definitivo.
Já quanto ao diploma de Jornalismo, o ministro do STF Gilmar Mendes deverá dar parecer sobre a ação que questiona a obrigatoriedade do diploma no exercício do da profissão. Desde 2006, uma liminar, concedida pelo próprio ministro, dá aos profissionais de imprensa que já atuavam sem o registro no Ministério do Trabalho (MTB) o direito a exercer a função.
Leia mais
-
-






