Jornalistas espanhóis pedem fim das demissões coletivas no setor

Jornalistas espanhóis pedem fim das demissões coletivas no setor

Atualizado em 11/05/2009 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Organizações de defesa dos jornalistas da Espanha concordaram em pedir à Comunidade de Madrid a criação de um grupo de discussão que possa tomar medidas contra as demissões coletivas e sem justificativa do setor no País. A iniciativa é uma forma de responder ao aumento da precariedade da situação de trabalho dos meios de comunicação espanhóis. Nos últimos meses, quase três mil pessoas perderam seus empregos no setor.

As entidades alertaram para os efeitos negativos causados pela redução do número de profissionais nas redações, o que impossibilita que o cidadão receba informação verdadeira, plural e completa. No encontro foi indicado também que muitas empresas passam por dificuldades não por conta da crise financeira, mas devido à sua gestão deficiente.

De acordo com informações do site português Jornalistas Online, no encontro em que o acordo foi firmado, estiveram presentes Javier Barrio, presidente do Agrupamento de Jornalistas da UGT, Fernando González Urbaneja, presidente da Associação de Imprensa de Madrid, Agustina Martínez-Villanueva, das Comisiones Obreras, e Agustín Yanel, secretário-geral do Sindicato de Jornalistas de Madrid.

Leia mais