Jornalistas do Miami Herald protestam contra uso de tweets em matérias

Jornalistas do Miami Herald protestam contra uso de tweets em matérias

Atualizado em 21/09/2010 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Jornalistas do Miami Herald protestam contra uso de tweets em matérias

Alguns dos jornalistas que trabalham no jornal norte-americano Miami Herald se posicionaram contrariamente ao uso de citações retiradas do serviço de microblog Twitter e utilizadas em matérias da publicação.
Até o momento, segundo informa o britânico The Guardian , 23 funcionários do Miami Herald assinaram uma queixa formal anexada ao memorando semanal.
As queixas se tornaram generalizadas na redação do Miami depois que o jornal publicou tweets de leitores relatando onde estavam em 11 de setembro de 2001 no momento dos ataques. O uso dos tweets teria sido ideia do editor-chefe do jornal."Existe alguma razão pela qual os nossos leitores deveriam se preocupar com isso?" questionaram alguns dos jornalistas da publicação.
Em artigo, o colunista Ryan Derousseau, especialista em imprensa do site MediaBsitro.com, sublinhou que o uso indiscriminado do Twitter pelo Miami faz com que os leitores "engulam" a primeira página com mais facilidade.
A relação entre o editorial do Herald e seus funcionários tem sido conturbada desde o começo da crise financeira do jornal, que foi drasticamente afetado pela diminuição do aporte publicitário nos EUA, decorrente da recessão econômica.
Na semana passada, a publicação anunciou um plano de demissão involuntário que pretende cortar 49 funcionários da redação.

Leia mais