Jornalistas do Distrito Federal marcam protesto contra Bolsonaro para o dia 18

Após seguidos ataques e ofensas feitos pelo presidente Jair Bolsonaro e alguns ministros e secretários de governo, os jornalistas que fazem a cobertura do Planalto e do Congresso nacional marcaram um protesto em defesa do jornalismo e da democracia.

Atualizado em 06/03/2020 às 13:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas profissionais do Distrito Federal (SJPDF), o protesto está marcado para o dia 18 de março.

Na manifestação, os jornalistas pretendem repetir o protesto feito por fotógrafos que cobriam o Palácio do Planalto, em 1984, contra o então presidente general João Figueiredo. Eles cruzaram os braços e abaixaram as câmeras contra o tratamento dado à imprensa.

“Os ataques do Bolsonaro contra a imprensa infelizmente nos fazem recordar muito a esse momento da ditadura militar em que tinha um enorme desrespeito e censura com os jornalistas e a imprensa. É necessário relembrar esse momento, não só o que acontecia, mas também a resposta dos jornalistas a isso”, disse Juliana César Nunes, diretora do sindicato, em entrevista ao Congresso em Foco.

Nesta semana, em vez de falar sobre o fraco resultado do PIB, Bolsonaro chamou um humorista para representá-lo entregando bananas para a imprensa, na portaria do Palácio da Alvorada.

Em sua live transmitida pelas redes sociais, Bolsonaro fez críticas gerais à imprensa e pediu que os empresários não anunciem em veículos que “mentem e trabalham contra o governo”.