Jornalistas de revista portuguesa entram em greve contra "violação de direitos"

Jornalistas de revista portuguesa entram em greve contra "violação de direitos"

Atualizado em 21/08/2007 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornalistas da revista portuguesa África Today , editada em Lisboa, entraram em greve na manhã desta terça-feira (21/08). A paralisação, segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, é por tempo indeterminado e "constitui uma forma de luta contra a violação dos direitos dos trabalhadores".

A direção da África Today foi avisada da greve por um documento enviado pelo sindicato no último dia 13. No aviso, estão apontados os seguintes problemas: "falta de condições de higiene e segurança do local de trabalho, manifestações reiteradas de falta de respeito para com os trabalhadores, sujeição dos jornalistas a ordens e instruções de serviço com incidência em matéria editorial emanadas de pessoas não habilitadas com título profissional ou equiparado, falta de pontualidade no pagamento dos salários, não cumprimento de obrigações perante a Segurança Social e dispensa sem qualquer fundamento de uma jornalista".

Em resposta ao documento, a empresa negou as acusações dos jornalistas, admitindo apenas que, por "dificuldades ocasionais", atrasou salários. Na ocasião, a revista também informou estar disponível para analisar as reivindicações dos jornalistas "desde que fosse retirado o pré-aviso" de greve.

Apesar da proposta de negociação da empresa, os jornalistas reafirmaram sua determinação em exigir a resolução de todos os problemas e decidiram fazer a paralisação.