Jornalistas de O Dia decidem mover ação por suposta quebra de acordos trabalhistas

Jornalistas de O Dia decidem mover ação por suposta quebra de acordos trabalhistas

Atualizado em 12/11/2009 às 15:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornalistas da Editora O Dia (jornais O Dia e Meia Hora e O Dia Online) autorizaram sua representação sindical a mover ação na Justiça para cobrar o respeito ao contrato de trabalho vigente à época da implantação do ponto para controle de frequência. A decisão foi acertada em assembleia na última quarta-feira (11).

A ação será movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e reivindicará a suspensão do desconto dos sábados não trabalhados e o retorno do pagamento das diárias dos domingos de expediente. Ainda serão cobrados direitos retroativos referentes, por exemplo, às horas extras.

Os jornalistas da Infoglobo partilham de situação similar e, na mesma assembleia, decidiram por marcar uma nova reunião para o início de dezembro. Os profissionais pediram tempo para analisar as propostas discutidas no encontro.

A advogada do sindicato, Claudia Duranti, ressalta que as mudanças nas empresas são ilegais, uma vez que tratam de alteração unilateral dos contratos de trabalho.

Leia mais