Jornalistas de MT conseguem estipular piso salarial depois de 15 anos sem consenso
Jornalistas de MT conseguem estipular piso salarial depois de 15 anos sem consenso
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) fechou um acordo de piso salarial fixado em lei com quatro empresas: TV Cidade Verde (Band), Grupo Folha do Estado, Grupo Diário de Cuiabá, e Grupo Gazeta de Comunicação. A conquista foi considerada histórica, pois há 15 anos os profissionais do estado tentavam chegar a um consenso.
Com a determinação, todos os jornalistas do estado passam a ter o direito de receber piso único de R$ 1.380,00, além de reajuste de 5,4% (de acordo com o INPC) e mais 1% para cada ano trabalhado, a partir do segundo ano de contrato, segundo o site Olhar Direto. Os jornalistas que atualmente contam com um salário inferior, devem receber o novo piso retroativo a 1º de maio, data base dos jornalistas. O acordo tem validade por um ano.
O Sindjor-MT tenta dialogar com as empresas de comunicação do Mato Grosso desde fevereiro, mas nenhum dos 20 empresários convocados compareceu à primeira reunião. A nova tentativa foi feita no dia 11 de maio e desde então, empregadores e o sindicato vinham discutindo até chegar ao atual acordo.
Leia mais
-
-
-






