Jornalistas de jornais e revistas de São Paulo aprovam Acordo Coletivo

Jornalistas de jornais e revistas de São Paulo aprovam Acordo Coletivo

Atualizado em 19/11/2009 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornalistas que atuam em revistas e jornais da cidade de São Paulo apresentaram na última terça-feira (17) o resultado da consulta sobre o Acordo Coletivo que prevê, entre outros, reajuste salarial de 5,45%.

Arquivo IMPRENSA
Guto Camargo
O acordo foi aceito pela maioria dos profissionais e referendado em assembleia na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), presidido por Guto Camargo, após discussão das propostas da Convenção Coletiva 2009/2010, com data-base retroativa a 1º de junho.

A consulta às propostas contou com a participação de 461 jornalistas e foi feita, na maioria dos casos, na sede das empresas. Ao final, a Convenção foi aprovada por 404 votos contra 57.

Segundo informa o SJSP, o índice de 5,45% (INPC do período) servirá para reajuste dos salários e benefícios, tendo como base a inflação de 1º de junho de 2008 a 31 de maio de 2009). Já a diferença, retroativa a 1º de junho, será paga em duas parcelas, nos salários dos meses de dezembro e janeiro. O piso salarial para carga horária de cinco horas foi firmado em R$ 1.883,01 e o R$ 2.932,81 para o período de sete horas.

Apesar de considerar a aprovação do acordo como uma vitória para a categoria, a representação sindical dos trabalhadores salienta que o reajuste exigido inicialmente e negado pelo sindicato patronal corresponde exatamente ao rendimento publicitário das empresas no tempo equivalente ao cálculo da convenção, que foi de 12,83%.

Leia mais