Jornalistas da Infoglobo apoiam negociações do Sindicato do RJ sobre o ponto eletrônico

Jornalistas da Infoglobo apoiam negociações do Sindicato do RJ sobre o ponto eletrônico

Atualizado em 16/06/2009 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (16), os jornalistas da Infoglobo - que publica os jornais O Globo, Extra e Expresso - apoiaram as negociações que estão sendo feitas entre o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e a empresa sobre a adoção do ponto eletrônico.

Há dois meses, o ponto eletrônico está em fase de implantação experimental. Para o Sindicato, a ferramenta não pode servir como instrumento para prejudicar os jornalistas, seja na duração da jornada de trabalho, na concessão de folgas ou na organização de plantões nos fins de semana.

Entre as reivindicações feitas pelos jornalistas na assembleia, está a mudança na jornada de trabalho praticada pela empresa, a marcação de folgas com uma semana de antecedência e a concessão de folga automática para quem acumular 30 horas extras no banco de horas.

A Infoglobo, de acordo com o Sindicato, estaria utilizando artifícios para que os jornalistas não recebam horas extras e ainda fiquem devendo ao banco de horas. Na reunião, destacou-se o compromisso da empresa de pagar as horas extras não compensadas até o dia 30 de junho, para que se reinicie uma nova contagem para o banco de horas.

Todas as reivindicações dos jornalistas serão apresentadas pelos diretores do Sindicato à direção do Departamento de Recursos Humanos da Infoglobo no dia 15 de julho. A empresa pediu ao Sindicato que a reunião fosse realizada após o final do trimestre, para que fosse reunido um volume maior de informações e fosse possível analisar melhor o que vem ocorrendo nesse processo de implantação do ponto.

Leia mais