Jornalistas da Guatemala são agredidos por prefeito
Dois jornalistas da cidade Mazatenango, localizada no estado Suchitepéquez, na Guatemala, denunciaram que sofreram ameaças, agressões físicas e verbais, e intimidação por parte do prefeito local, Manuel Delgado, após publicações sobre corrupção.
Danilo López, correspondente do jornal Prensa Libre , revelou que a perseguição ocorreu devido à matéria publicada no dia 13 de julho deste ano sobre uma denúncia da Associação de Mototaxistas a respeito da venda de licenças de operação a um sindicato que não preenchia os requisitos necessários. O repórter foi agredido pelo político quando tentou entrevistá-lo para falar a respeito de sua reeleição, em seu gabinete. Delgado chegou a oferecer dinheiro para que a matéria não fosse publicada, segundo informações do diário.
O correspondente do jornal Nuestro Diario, Ángel Ruiz, disse que, no mesmo dia, também foi insultado por partidários do prefeito. De acordo com ele, Delgado teria dado instruções aos seguranças para atacar fisicamente os repórteres que aparecessem no local.
Leia mais
-
-
-






