Jornalistas da Globo comentam cobertura vencedora do Emmy e citam Tim Lopes

Para a cobertura da invasão policial no Complexo do Alemão, mais de 200 profissionais da Rede Globo se envolveram nos trabalhos. Um flagrante feito pelo Globocop, no dia 25 de novembro, flagrou a fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro.

Atualizado em 28/09/2011 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A cobertura, vencedora do Emmy Internacional 2011, compreendeu as edições do "Jornal Nacional" de 24 a 29 de novembro de 2010. As informações são do site do .

"Tínhamos muitos repórteres nas ruas, produtores na apuração, e editores colhendo informações e passando aos repórteres. Não à toa, o prêmio foi conquistado com uma lista de 200 pessoas participando", afirma Fátima Bernardes.

"Durante aquela semana, foi muito importante separar o que era fato do que era boato, do que era especulação. E o trabalho dos nossos jornalistas foi muito importante, porque graças à apuração rigorosa, à apuração isenta das notícias, nós conseguimos transmitir para a população o que de fato estava acontecendo. Eu acho que a gente prestou um grande serviço para a população do Rio de Janeiro", relembra o diretor regional de jornalismo, Erick Brêtas.

Além disso, a morte de Tim Lopes nesta mesma região do Rio de Janeiro agregou um significado especial à cobertura. "Em 2002, o Tim Lopes, nosso colega, foi assassinado ali na Vila Cruzeiro, denunciando o tráfico. Na ocasião, a gente prometeu continuar denunciando o tráfico e completar a história que o Tim não pôde. Quando recebemos o Emmy, os jurados sequer imaginavam que essa premiação teria ainda mais esse simbolismo. A conclusão de uma história que Tim começou em 2002", comenta o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel.

Leia mais