Jornalistas da Gâmbia se unem para encontrar colega desaparecido

Jornalistas da Gâmbia se unem para encontrar colega desaparecido

Atualizado em 09/04/2009 às 17:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

A União dos Jornalistas da Gâmbia declarou estar determinada a encontrar o jornalista Ebrima Manneh, desaparecido há dois anos e meio.

"Estamos tristes que este assunto persista há dois anos, precisamente há 1.001 dias e para o Governo gambiano 10 meses de silêncio depois da sentença do Tribunal da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) antes do seu exame", disse a União através de comunicado divulgado na última quarta-feira (8).

O texto afirma que "o Estado apenas pode libertar uma pessoa se ela estiver realmente sob a sua guarda", acrescentando que negar a detenção de Manneh não é suficiente para absolvê-lo. "Exigimos das autoridades competentes que façam tudo o que podem para abrir um inquérito sobre o desaparecimento de Manneh imediatamente", insistiu.

De acordo com informações da agência de notícias Panapress, a União apelou aos seus membros e aos órgãos de imprensa do país para que promovam uma campanha que consiga decifrar o mistério que envolve o desaparecimento do jornalista em julho de 2006. Segundo depoimento de seus colegas de redação, Manneh estaria detido no comissariado de uma pequena localidade a cerca de 400 quilômetros de Banjul, capital de Gâmbia.

*No próximo dia 4 de maio, a Revista e o Portal IMPRENSA realizam o "II Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da Rede Globo, ABI, OAB-SP e Fiesp. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando . As vagas são limitadas.

Leia mais