Jornalistas da França, Reino Unido e Espanha entram em greve no mês de abril
Jornalistas da França, Reino Unido e Espanha entram em greve no mês de abril
Parece que o mês de abril foi o escolhido para que jornalistas de alguns países da Europa mobilizassem greves para a reivindicação de direitos, ou para protestos contra decisões tomadas pelas empresas em que trabalham.
Na última quinta-feira (27), por exemplo, profissionais da Associated Press fizeram uma paralisação em sinal de protesto pelos planos de venda do serviço da empresa ao grupo Bolloré.
Já na Espanha, os trabalhadores de todas as empresas do grupo de comunicação Sogecable, entre elas, CNN+, Digital+, entre outras, farão uma greve de 24h, entre a próxima terça-feira (1/4) e a próxima quarta-feira (2/4), protestando contra a "atitude imobilista da empresa", que não tem facilitado o diálogo na negociação do novo convênio coletivo, e contra propostas de "redução dos salários-base dos trabalhadores, com o objetivo de embaratecer os postos de trabalho".
A greve espanhola coincidirá com os jogos das quartas-de-final da Liga dos Campeões e com as corridas da Feira de Abril, que ocorrem em Sevilha.
No Reino Unido, são os jornalistas das redações de Londres, dos jornais Express e Star , que farão três greves de 24h cada: a primeira a partir das 6h da próxima sexta-feira (4/4) e as outras nas duas sextas-feiras seguintes.
A decisão foi tomada no dia 26 de Março e representa uma resposta à recusa da administração em proceder a aumentos superiores a 3%, um valor que está bem abaixo dos atuais níveis de inflação e que é inferior em 1,3% ao aumento que vão receber os empregados das tipografias da empresa.
Além das questões salariais, os jornalistas dos dois veículos expressaram preocupação com a interferência continuada do proprietário Richard Desmond em decisões editoriais, pois acreditam que ele é responsável pelas manchetes que obrigaram o grupo a pagar 550 mil libras à família da desaparecida Madeleine McCann e a pedir desculpas públicas inéditas na primeira página de todos os títulos do grupo.
As informações são do site dos Jornalistas Online.
Leia mais:






