Jornalistas da Espanha pedem lei para impedir manipulação
Jornalistas da Espanha pedem lei para impedir manipulação
Jornalistas espanhóis reuniram-se no 1º Congresso de Direito à Informação para a Cidadania, com o objetivo de pedir a criação de uma lei que regule o direito à informação na Europa. O Congresso foi realizado pela União de Profissionais da Comunicação das Canárias (UPCC) e pela Federação Espanhola de Sindicatos de Jornalistas (FESP), nos dias 28 e 29 de janeiro.
Os jornalistas profissionais espanhóis lutam para que se cumpra a regulamentação do artigo 20º da Constituição da Espanha e que possa ser aprovada a Lei Orgânica de Garantias do Direito à Informação para a Cidadania, protegendo a população da manipulação midiática.
Na Espanha grandes grupos de comunicação centralizam informações veiculadas. Além disso, não existe no país uma lei que possa garantir que o conteúdo veiculado por veículos tenham a garantia de veracidade, relevância pública, apuração e pluralidade. Em nota a UPCC afirmou que "deseja comunicar à sociedade que os jornalistas pertencem a uma classe muito concreta, a trabalhadora".
Leia mais






