Jornalistas da Catalunha fazem greve em protesto a demissão de colega
Jornalistas da Catalunha fazem greve em protesto a demissão de colega
Os jornalistas da versão catalã do diário El Mundo iniciaram, na última segunda-feira (3), uma greve como forma de protesto pela demissão do redator-chefe da publicação, Félix Martínez, ocorrida na última sexta-feira (30).
A demissão foi motivada por afirmações proferidas pelo jornalista em um artigo de opinião publicado no dia 19 de novembro sobre as celebrações franquistas.
Os profissionais do El Mundo decidiram que irão manter a ação de protesto até conhecerem as medidas que a empresa tomará para compensar Martinez pela demissão. O redator-chefe contribuiu para a empresa durante 12 anos e desempenhou outras funções de chefia.
O protesto é apoiado pelo Sindicato de Jornalistas da Catalunha, que lamentou que a empresa não tenha ouvido os argumentos do jornalista ou do comitê de empresa antes de se decidir pela demissão.
O fato levou o Sindicato a considerar que "o único motivo para esta decisão são as pressões políticas de sectores do governo sobre o diretor do diário". Com informações do site Jornalistas.online.pt.






