Jornalistas da BBC são detidos no Qatar ao gravar matéria sobre operários da Copa

O jornalista da BBC, Mark Lobel, e sua equipe foram presos no Qatar numa visita guiada sobre as condições dos imigrantes que trabalham nas obras do país para a Copa do Mundo de 2022.

Atualizado em 18/05/2015 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

BBC foi presa no numa visita guiada sobre as condições dos imigrantes que trabalham nas obras do país para a Copa do Mundo de 2022. Segundo a emissora britânica, o repórter Mark Lobel foi detido em uma coletiva de imprensa convocada pelo governo local.

Crédito:Reprodução Mark Lobel e sua equipe foram detidos ao retratar vida de trabalhadores em obras da Copa no Qatar
De acordo com AFP, Lobel ficou detido em Doha junto com três integrantes da sua equipe. Eles filmavam um grupo de trabalhadores do Nepal. O jornalista afirma que passou duas noites preso e que o grupo não conseguiu recuperar os equipamentos. “Mais de dez policiais nos revistaram, confiscaram nosso material e depois nos levaram para a delegacia”, disse.
O repórter disse ainda que, durante o interrogatório, o delegado mostrou mapas e fotos que comprovavam que a equipe havia sido perseguida nos dias anteriores. “Com um inglês perfeito, o interrogador sugeriu que nós poderíamos ficar mais quatro dias na cadeia”.

Em comunicado, o governo do Qatar disse que o grupo passou por alguns lugares sem ter a autorização necessária e invadiram propriedade privada, por isso, foram detidos.

Esta é a segunda vez que jornalistas são presos no país enquanto retratavam a condição de vida das pessoas que estão trabalhando nas obras para a Copa. Em março, um repórter alemão também foi detido quando pretendia filmar a área habitada pelos trabalhadores imigrantes.

Até agora, estima-se que cerca de cinco mil operários já morreram nos canteiros de obras dos estádios. As autoridades do país organizam uma campanha para mostrar que a situação dessas pessoas melhorou.