Jornalistas da Agência Brasil e do Jornal do Commercio vencem II Prêmio Seprorj
Jornalistas da Agência Brasil e do Jornal do Commercio vencem II Prêmio Seprorj
Jornalistas da Agência Brasil e do Jornal do Commercio vencem II Prêmio Seprorj
As jornalistas Paula Cabral, do Jornal do Commercio , e Alana Gandra, da Agência Brasil, foram as ganhadoras do II Prêmio Seprorj de Jornalismo, entregue na noite da última segunda-feira (8) pelo vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e pela secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, em solenidade no Clube Ginástico Português.
Entre os finalistas ficaram, ainda, autores de matérias dos jornais O Globo, O Fluminense, O Dia e Extra ; dos sites Alice Ramos e Antena Vip e da Rádio MEC. Todos receberam diplomas pela participação.
Na categoria jornal, Paula Cabral foi vencedora com a matéria "Inteligência Computacional", sobre o desenvolvimento do Octupus, sistema que permite a identificação precisa do local de perfuração dos poços de petróleo e a melhor forma de exploração das reservas em longo prazo.
Na categoria Internet, Alana Gandra foi premiada com a matéria "Projeto patrocinado pela Petrobras promove inclusão digital de catadores de lixo no Rio". O prêmio oferecido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo incentivar a cobertura jornalística na área de tecnologia da informação com foco no estado. O presidente da entidade, Benito Paret, anunciou a realização da III edição, que deve ter seu lançamento em abril de 2009.
Na mesma noite foi realizado o jantar anual das empresas de informática fluminenses, com a presença de lideranças do setor, como os presidentes da Feaninfo, Maurício Mugnaini, da Assespro Nacional, Ricardo Kurtz; da Riosoft, John Forman e da Assespro Rio, Cláudio Nasajon. Autoridades públicas, como subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lagun, e os deputados Alessandro Molon e Inês Pandeló também participaram.
A comissão julgadora, formada por representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Seprorj, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e dois profissionais independentes, avaliou os trabalhos com base em critérios como difusão e incremento do setor de TI, foco no mercado de TI fluminense, objetividade e criatividade. Paret ressaltou a necessidade de difusão da TI nos veículos de comunicação para fortalecimento do setor. Os vencedores de cada categoria receberam R$ 2 mil.
O prêmio é realizado pelo Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj), com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A organização é da IAA Comunicação e Eventos.






